Saúde: Síndrome do Ovário Policístico.

Uma das coisas que aprendi na faculdade é que conhecimento deve ser repassado e não guardado para si.
Hoje fiz várias pesquisas sobre a Síndrome do Ovário Policístico que por incrível que parece é mais comum do que imaginamos uma em quatro mulheres possui essa síndrome e eu sou umas delas.
Descobri há uns 5 anos mais ou menos numa consulta de rotina com o ginecologista, estava com aumento de pelos e achei estranho e falei com médico na hora ele disse que era ovários policísticos que iria fazer o ultrassom somente para comprovar, dito e feito e diagnosticado, lembro que na hora fiquei super nervosa, mas o médico me explicou que não era nada grave pelo contrário era muito comum em meninas da minha idade na época estava com mais ou menos 20 anos.


Ele me passou um anticoncepcional que além de contraceptivo também era um tratamento para os cistos e recomendou que de 6 em 6 meses eu voltasse para fazer um ultrassom para ver como estava, após 6 meses voltei e os cistos haviam sumido só que de tempos em tempos ele volta.
Vamos ao ponto que quero chegar normalmente nessa idade o único exame que os médicos pedem é o Papanicolau que não diagnóstica essa síndrome, vale lembra que precisamos ficar atentas ao nosso corpo e o que acontece com ele. Essa síndrome provavelmente só será diagnosticada caso você tenha e se queixe ao médico um desses sintomas:

ü  Falhas na menstruação
ü  Períodos menstruais irregulares
ü  Aumento de pelos
ü  Rareamento dos cabelos
ü  Acnes


Não existe cura, mas com o tratamento correto aliado a uma dieta balanceada e exercícios físicos regulares conseguimos minimizar esses sintomas.
Meninas, quando sentimos algo diferente devemos procurar o médico essa síndrome é de fácil controle, mas sem o tratamento pode trazer graves consequências como diabetes tipo 2 e até mesmo infertilidade.
Segue um vídeo muito interessante sobre o assunto que foi pauta do programa bem estar, clique aqui.

Espero realmente que esse post de alguma forma possa ajudar alguém.

Qualquer duvida é perguntar

Beijão!!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário